terça-feira, 3 de julho de 2012

Como determinar se um cágado é macho ou fêmea?



Para percebermos se estamos na presença de um cágado macho ou fêmea o que temos que fazer é pegar no animal, virar-lo ao contrário e analisar a forma do seu plastrão (parte inferior da carapaça) e a posição relativa da sua cloaca. O plastrão de uma fêmea tem uma pequena curvatura na zona da cintura e a sua cloaca fica posicionada na base da cauda, como podemos ver nas fotografias acima. Os machos, para que consigam posicionar-se correctamente durante a copula e alcançar a cloaca da fêmea, possuem a curvatura do plastrão mais acentuada que vai desde a cintura até ao peito e a cloaca numa posição mais avançada da cauda como ilustram as fotografias abaixo.



12 comentários:

linksdistodaquilo disse...

É o único, que consigo olhar...

Commaosdeseda By Midian.L.S.F disse...

Ola estava curiosa tb mas observe ou tra coisa os macha tem um entrada concava bem mais acentuada da carapaça embaixo para poder comentar mais facil, en todos que examinei a capaças era femeas ao reexaminar

Unknown disse...

muito bom o meu e macho !!

Anónimo disse...

Se sua tartaruga tiver dois pequenos bigodes ela é macho ou fêmea

Anónimo disse...

Gosto muito de tartarugas

Unknown disse...

A minha é fêmea com cocloca de lado direito

Unknown disse...

Tenho dois cagados so nao sei diferenciar a femia do maxo como posao fazer a judam

Unknown disse...

Eu tbm tem uma filha fêmea ganhei hj

Jadu disse...

Ameii a minha é uma fêmea mais ou menos filhote n adulta ainda

Mary disse...

Tenho dois cagatos e queria saber se eles crescem mais

Unknown disse...

Se ela tem dois pequenos bigodes de baixo do queixo significa que ele é um cágado de barbicha

Unknown disse...

Ganhei 1 e não sei vê o sexo